Cuidado com as porcas e prisioneiros das rodas
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fabioluisrp
waldir.bacaicoa
6 participantes
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Cuidado com as porcas e prisioneiros das rodas
Boa tarde galera,
Um informação importante que vai evitar gastos não planejados.
Todas as vezes que as rodas forem removidas por qualquer motivo (conserto de furos nos pneus, rodízios, trocas de pastilhas, etc.), verifiquem as roscas dos prisioneiros e das porcas tentando identificar possíveis danos nos fios de roscas. No momento da montagem certifiquem-se que as roscas dos prisioneiros e das porcas estão limpos e isento de resíduos de areia, graxa, etc. Principalmente nas rodas dianteiras!
No momento da montagem rosqueie-os primeiramente com a mão e somente quando a mesma encostar na roda, dê o torque com a chave de roda.
Chaves pneumáticas (pistolas) podem ser usadas somente na remoção das porcas. Para colocação das mesmas não é indicado o uso devido a alta velocidade de rotação para rosquear a porca e a parada abrupta quando a porca encosta na roda, sem contar o alto torque aplicado pela chave que muitas vezes estão mal reguladas e não atendem ao torque especificado pelo fabricante.
Deixo essa dica pois tive que trocar 2 prisioneiros (R$ 16,80 cada original Honda) e 2 porcas (R$13,52 cada original Honda) de cada roda dianteira e 1 prisinoneiro e 1 porca de cada roda traseiras pois os mesmos estavam danificados.
O problema maior está na troca dos prisioneiros da roda dianteira que para ser efetuada exige a remoção do rolamento (R$ 215,34 cada original Honda) das rodas que devem, obrigatoriamente, ser substituídos devido aos danos causados na remoção. Os custos de mão-de-obra não foram incluídos.
Portanto, bastante cuidado com trabalhos que exigem a remoção das rodas!
Abraço,
Waldir Bacaicoa
Um informação importante que vai evitar gastos não planejados.
Todas as vezes que as rodas forem removidas por qualquer motivo (conserto de furos nos pneus, rodízios, trocas de pastilhas, etc.), verifiquem as roscas dos prisioneiros e das porcas tentando identificar possíveis danos nos fios de roscas. No momento da montagem certifiquem-se que as roscas dos prisioneiros e das porcas estão limpos e isento de resíduos de areia, graxa, etc. Principalmente nas rodas dianteiras!
No momento da montagem rosqueie-os primeiramente com a mão e somente quando a mesma encostar na roda, dê o torque com a chave de roda.
Chaves pneumáticas (pistolas) podem ser usadas somente na remoção das porcas. Para colocação das mesmas não é indicado o uso devido a alta velocidade de rotação para rosquear a porca e a parada abrupta quando a porca encosta na roda, sem contar o alto torque aplicado pela chave que muitas vezes estão mal reguladas e não atendem ao torque especificado pelo fabricante.
Deixo essa dica pois tive que trocar 2 prisioneiros (R$ 16,80 cada original Honda) e 2 porcas (R$13,52 cada original Honda) de cada roda dianteira e 1 prisinoneiro e 1 porca de cada roda traseiras pois os mesmos estavam danificados.
O problema maior está na troca dos prisioneiros da roda dianteira que para ser efetuada exige a remoção do rolamento (R$ 215,34 cada original Honda) das rodas que devem, obrigatoriamente, ser substituídos devido aos danos causados na remoção. Os custos de mão-de-obra não foram incluídos.
Portanto, bastante cuidado com trabalhos que exigem a remoção das rodas!
Abraço,
Waldir Bacaicoa
waldir.bacaicoa- Mensagens : 17
Pontos : 25
Data de inscrição : 10/06/2015
Localização : São Paulo - SP
Qual é o seu Honda City: : CITY Sedan EXL 1.5 Flex 16V 4p Aut.
Re: Cuidado com as porcas e prisioneiros das rodas
Muito bem pontuado, tive um problema semelhante onde o antigo dono do meu Honda City 2010 colocou porcas de Chevete nas rodas, empenaram e tive que trocar o cubo (somente 1) de roda de uma das rodas, troquei todos os parafusos e prisioneiros e a brincadeira acabou saindo R$ 790,00
fabioluisrp- Mensagens : 2
Pontos : 2
Data de inscrição : 24/07/2015
Localização : São Paulo - SP
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Re: Cuidado com as porcas e prisioneiros das rodas
Bem lembrado! Também tive problema com um Polo num auto center, desses com loja bonita, funcionários arrumadinhos, só que usaram indevidamente a chave pneumática e danificaram um parafuso.
Cesar- Mensagens : 55
Pontos : 61
Data de inscrição : 28/06/2015
Localização : Pelotas, RS
Qual é o seu Honda City: : CITY Sedan EX 1.5 Flex 16V 4p Aut.
Re: Cuidado com as porcas e prisioneiros das rodas
Estou com esse problema. Já tive que trocar 3 prisioneiros da roda dianteira esquerda. Utilizei o mesmo rolamento (foi retirado e montado novamente). Agora preciso trocas as pastilhas e provavelmente terei que trocar outros prisioneiros na dianteira direita e traseira direita mas não sei ainda quantos ainda só quando for remover as rodas.
thiagogl- Mensagens : 1
Pontos : 1
Data de inscrição : 21/03/2016
Localização : Belo Horizonte
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Remoção das Rodas
Semana passada mandei trocar os discos de freio e as pastilhas, não observei esse detalhe, meu Honda LX 2010.
Agradeço pela dica.
Att, Francisco Rodrigues.
Arapiraca- AL.
Agradeço pela dica.
Att, Francisco Rodrigues.
Arapiraca- AL.
Francisco Rodrigues- Mensagens : 5
Pontos : 9
Data de inscrição : 22/04/2016
Localização : Arapiraca - AL
Qual é o seu Honda City: : CITY Sedan LX 1.5 Flex 16V 4p Mec.
Re: Cuidado com as porcas e prisioneiros das rodas
Reforço a necessidade de atenção no rosqueio das porcas das rodas dianteiras. No meu caso, o prisioneiro quebrou e tive que trocar o rolamento (R$279 na Honda) e no montagem o pessoal da oficina danificou a triseta (neste caso eles acabaram arcando com o custo). O pior é o trabalho/custo/dor de cabeça por causa de um bendito parafuso da roda.
LucasNH- Mensagens : 1
Pontos : 1
Data de inscrição : 04/02/2018
Localização : Salvador - BA
Qual é o seu Honda City: : CITY Sedan EX 1.5 Flex 16V 4p Aut.
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